Como desenhar explosões, fumaça e fogo passo a passo

Compartilhe com amigos:

Neste tutorial eu vou te mostrar como desenhar efeitos de explosão, fumaça e fogo no estilo anime, mangá ou no estilo história em quadrinhos, com exemplos passo a passo para cada um deles.

explosões-de-fumaça-e-fogo-desenhando
Desenhando Explosões de Fumaça e Fogo

Efeitos como explosões, fumaça e fogo são comuns em muitos animes e mangás. Eles podem ser usados em diversas cenas cheias de ação e também nas cenas pacíficas que muitas vezes possuem fogueiras de acampamento.

Este tutorial vvai te ensinar algumas dicas básicas sobre como desenhá-las.

Lembre-se de que não existe uma maneira definida de desenhar cada efeito. Os exemplos neste tutorial mostram uma maneira simples e amigável para iniciantes fazerem isso, mas algumas pessoas podem desenhar de formas muito mais realistas e complexas.

Se você for seguir o tutorial usando um lápis e um papel sulfite, certifique-se de desenhar as linhas bem claras com um leve toque para apagar facilmente caso cometa erros. Você pode fazer o desenho com um traço mais escuro e mais forte quando se sentir mais confiante e perceber que tudo está ficando mais fácil para você.

ATENÇÂO: As linhas mostradas aqui em todas as etapas são mais escuras que o normal simplesmente para que sejam mais fáceis de serem vistas.

Como desenhar uma explosão com fumaça passo a passo:

explosao_com_fumaça_passo_a_passo
Explosao com fumaça passo a passo

Este tipo de explosão é basicamente uma nuvem de fumaça com algumas rajadas de fogo saindo dela. Não precisa inventar nada além disso.

Passo 1 – Desenhe o contorno da fumaça

desenho do contorno da explosão com fumaça
desenho do contorno da explosão com fumaça

Vamos lá, em sua folha de papel, comece o desenho criando um contorno simplificado da fumaça. Isso significa que, neste momento, você pode omitir algumas das saliências e curvas menores, simplesmente desenhe uma por uma com formas combinadas maiores.

Você pode ver isso especialmente com a grande curva na parte inferior no exemplo acima.

Passo 2 – Desenhe as explosões

desenhe_as_explosoes
Desenhe as Explosões

Asim que você sentir que conseguiu criar a forma geral desejada, você pode dividir as curvas maiores do contorno em curvas menores. Simplesmente apague e redesenhe as partes onde achar que seja necessário.

Em seguida, desenhe algumas rajadas de fogo saindo da fumaça, conforme mostrado no exemplo acima. Experimente e faça-os variar em comprimento e tamanho para tornar o desenho mais natural. Desenhe alguns raios de forma que eles se sobreponham ao contorno da fumaça.  Outros podem parecer meio que “cortando” a fumaça, como se estivessem saindo de trás dela. Isso fará com que as rajadas de fogo pareçam estar indo em direções diferentes.

Passo 3 – Desenhe mais detalhes sobre a fumaça

detalhes_da_explosão_com_fumaça
Detalhes da Explosão com Fumaça

Agora, apague algumas partes da fumaça sobrepostas pelas explosões que “cortam” o contorno. Em seguida, ao redor da base dessas explosões, desenhe mais algumas curvas de fumaça. Isso fará com que pareça que elas estão realmente saindo da fumaça.

Passo 4– Conclua o desenho

finalizando_o_desenho_da_explosao
Finalizando o Desenho da Explosão com Fumaça

Para Finalizar o desenho, adicione mais algumas saliências e curvas na nuvem de fumaça para torná-la mais tridimensional.

Você pode revisar o desenho com linhas mais escuras quando terminar.

Como desenhar uma explosão com destroços voando passo a passo

Como desenhar uma explosão com destroços voando passo a passo
Como desenhar uma explosão com destroços voando passo a passo

Esta explosão é semelhante ao exemplo anterior, mas em vez de explosões saindo da fumaça, haverá destroços voando dela. Veja na imagem acima, que legal!

Passo 1 – Desenhe o contorno da fumaça

Desenhe o contorno da fumaça
Desenhe o contorno da fumaça

Semelhante ao exemplo anterior, comece desenhando o contorno da fumaça. Você pode novamente manter o contorno simplificado e adicionar saliências e curvas menores na próxima etapa.

Passo 2 – Desenhe os caminhos dos destroços

Desenhe os caminhos dos destroços
Desenhe os caminhos dos destroços

Transforme algumas das curvas maiores do contorno do passo anterior em saliências menores (apagando conforme necessário). Em seguida, desenhe os caminhos dos destroços voadores, conforme mostrado no exemplo acima. Apenas um caminho nesse momento.

Devem ser basicamente uma série de curvas diferentes. Tente manter o espaçamento deles razoavelmente aleatório para torná-los mais naturais.

Passo 3 – Desenhe os destroços voadores

Desenhe os destroços voadores
Desenhe os destroços voadores

Agora, os próprios destroços voadores não serão realmente visíveis. Em vez disso, o que você verá são seus rastros de fumaça. Desenhe-os com calma, a partir de bases mais largas e as pontas mais estreitas com suas curvas baseadas nos caminhos da etapa anterior. Contorne cada trilha de destroços com uma série de saliências e curvas que ficam menores e menos perceptíveis em suas pontas. Você também pode adicionar algumas interrupções nos contornos para fazer as trilhas parecerem mais autênticas.

Passo 4 – Termine o desenho

termine-o-desenho
Termine o desenho da Explosão com Destroços

Para finalizar o desenho, primeiro apague as linhas-guia das trilhas de fumaça. Em seguida, apague os contornos da nuvem de fumaça principal ao redor da base de algumas trilhas e deixe-a ao redor da base de outras. Isso fará com que pareça que os destroços estão voando em direções diferentes, alguns vindo mais em direção ao visualizador e outros mais atrás da nuvem de fumaça.

Adicione mais alguns padrões de fumaça menores (curvas e saliências) na forma principal da fumaça. Você também pode adicionar algumas curvas internas na base de algumas das trilhas de fumaça, para dar uma visão mais autêntica.

Trace seu desenho com linhas mais escuras para finalizar. Pronto, está feito seu desenho.

Como desenhar pequenas explosões passo a passo

Como desenhar pequenas explosões passo a passo
Como desenhar pequenas explosões passo a passo

Essas explosões podem ser usadas para mostrar faíscas ou algum tipo de impacto durante um momento, como balas ricocheteando em uma parede, por exemplo.

Passo 1 – Desenhe uma explosão

Desenhe uma explosão
Desenhe uma explosão

Explosões assim dá pra desenhar como normalmente se vê nos exemplos anteriores. Segue o mesmo método.

Passo 2 – Adicione mais explosões (é opcional)

Adicionar mais explosões (opcional)
Desenho lateral de pequenas explosões

Ao começar a desenhar explosões adicionais, tente fazer novas formas um pouco diferentes das formas anteriores para torná-las mais naturais.

Passo 3 – Crie um padrão (é opcional também)

Crie um padrão (opcional)
Padrão de Desenho para pequenas explosões

Dependendo de como que você quer que essas explosões fiquem, você pode dar a elas um padrão particular, observe acima.

Por exemplo, para mostrar balas ricocheteando de uma metralhadora na parede, você pode desenhá-las em mais de uma linha ou posição.

Passo 4 – Concluir o desenho

Etapa 4 - Concluir o desenho
Desenho de pequenas explosões

Você pode simplesmente desenhar quantas explosões quiser em diferentes padrões. Mais uma vez, tente desenhar cada um ligeiramente diferente do outro.

Depois de estabelecer a configuração desejada, você pode fixar melhor os desenhos com linhas mais escuras.

Como desenhar uma grande explosão passo a passo

Como desenhar uma grande explosão passo a passo
Como desenhar uma grande explosão passo a passo

Veja na imagem acima o exemplo de uma grande explosão. Pode ser usado para mostrar algo como a detonação de uma arma poderosa.

Passo 1 – Desenhe o Contorno da Explosão

Desenhe um circulo na forma principal da explosão. Deixe a parte inferior do circulo aberta, pois essa parte está tocando o solo.

Desenhe o contorno da enorme explosão passo 1

Passo 2 – Desenhe o contorno da onda de choque

Na parte inferior do circulo que está aberta, desenhe a forma da onda de choque igual ao mostrado abaixo:

Desenho de contorno de enorme explosão passo 2

 

Passo 3 – Desenhe os detalhes da onda de choque

Na onda de choque  faça alguns traços como formas para torná-la mais irregular e mais natural. Veja a imagem abaixo:

Detalhes da onda de choque
Detalhes da onda de choque

Passo 4 – Concluir o desenho

Este tipo de explosão é bem fácil e simples de se desenhar, então não há muito mais o que ser feito neste último passo. Simplesmente refine e limpe o desenho final conforme necessário e reforce os traços com linhas mais escuras passando por cima das linhas atuais quando terminar.

 

Como desenhar uma explosão no ar, passo a passo

Como desenhar uma explosão no ar, passo a passo
Como desenhar uma explosão no ar, passo a passo

Este exemplo é de uma explosão no ar (sem fumaça).

Passo 1 – Desenhe o Contorno da Explosão igual a imagem abaixo:

Desenhar Explosão sem Ar

Desenhe inicialmente a forma externa da explosão com as diversas explosões saindo dela. Pode até ficar parecendo um pouco com o sol.

Lembre-se de desenhar as pequenas explosões em tamanhos diferentes em largura e comprimento. Veja na imagem exemplo que algumas extremidades estão com as pontas abertas, ou seja, as linhas que seguem as pequenas explosões não fecham no final, não ficam unidas.

Passo 2 – Desenhe a forma Interna da Explosão

Desenhe a forma interna da explosão

Na sequencia, faça o desenho da explosão interna seguindo o exemplo da imagem acima, desenhe a próxima do contorno, com as pontas finais mais fechadas e um pouco menor.

Passo 3 – Adicione Detalhes Finais

Detalhes Finais do Desenho da Explosao
Detalhes do desenho de explosão de ar

Agora desenhe várias explosões que saem em direções diferentes entre a forma interna e externa da explosão. Fazendo isso o desenho vai parecer muito mais real e tridimensional.

Passo 4 – Termine o Desenho

explosao de ar desenho final

Continue adicionando mais detalhes até que você tenha algo semelhante ao exemplo acima.
Repasse o lápis no desenho com linhas mais escuras para finalizar sua arte.

Compartilhe com amigos: